LOCAL de encontro para o trekking: FAZENDA BOA ESPERANÇA – Santa Luzia – MG

Endereço: Rua Pres. Artur Bernardes, 651 – São Geraldo, Santa Luzia – MG, 33035-260
DATAS:
30/09/2023 –  sábado –  Categoria estudantes de escolas públicas – parte 2 do projeto.
01/10/2023 – domingo – Categorias: Iniciantes e Melhor Idade.
Sobre o projeto Trekking do Conhecimento – Cidades IV – Santa Luzia
     A Federação Mineira de Trekking e Enduro a Pé – FEMITEP, através da Lei de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, com patrocínio da Usiminas Soluções e com o apoio da Prefeitura de Santa Luzia realizou o projeto Trekking do Conhecimento Cidades IV  dentro do Centro Municipal de Educação Integral e Integrada, beneficiando seis escolas da cidade. 

Escolas participantes:

  1. Escola Municipal Etelvino Souza Lima
  2. Escola Municipal Edwar Lima
  3. Escola Municipal Jaime Avelar Lima
  4. Escola Municipal Luisa Rosália Diniz Kentish 
  5. Escola Municipal Dulce Viana de Assis Moreira.
  6. Escola Municipal Jacinta Enéas Orzil.
     Dentro do Centro Municipal de Educação Integral e Integrada,  os estudantes aprenderam sobre a importância do trabalho em equipe através dos fundamentos do esporte trekking de regularidade. A etapa final do projeto foi um caminhada de regularidade em trechos da Fazenda Boa Esperança e na parte histórica de Santa Luzia, finalizando com redações sobre a experiência no projeto. Uma apostila didática foi desenvolvida especialmente para esse projeto com um conteúdo que abordou além da importância do trabalho em equipe, a navegação usando a bússola e a planilha, também sobre a preservação do ambiente natural da comunidade e a importância da atividade física para uma vida mais produtiva e feliz.  O projeto também ajudou a movimentar a rotina escolar com atividades diferentes das previstas no planejamento curricular. O grande diferencial para o sucesso do projeto está no envolvimento das pessoas que estão liderando as atividades nas escolas como os diretores, professores e todos os colaboradores, que são fundamentais para que os estudantes aprendam sobre um esporte altamente inclusivo reunindo o conhecimento teórico e a atividade esportiva.

O local do trekking

      O local do trekking foi a histórica Fazenda Boa Esperança que guarda uma parte da história do Brasil com um conjunto arquitetônico composto pela edificação principal, curral, casa do caseiro, galpões de peão e casa de máquinas.  A Fazenda Boa Esperança é um exemplar da arquitetura rural mineira de finais do século XIX. A edificação principal é uma construção inspirada no estilo colonial e se integra perfeitamente à natureza do local, cujo principal detalhe arquitetônico é seu alpendre, exemplar das raízes mineiras.

      Para aqueles que não conhecem, o esporte TREKKING DE REGULARIDADE ou ENDURO a PÉ é uma das modalidades de trekking, um tipo de caminhada que foi adaptada dos regulamentos dos enduros de jipe. No projeto, o objetivo é percorrer uma trilha seguindo a planilha de navegação, que fornece informações sobre o caminho, direções para navegação com bússola, velocidades e distâncias entre os trechos. Cada participante da equipe desempenha uma função na trilha: navegador, calculista e contador de passos. As três primeiras equipes de cada categoria que caminharem mais próximo do  desenhado na planilha são premiadas com troféus e todos os participantes recebem medalhas.

Campanha de Doação de alimentos

     Em todas as edições do projeto é realizada uma campanha de doação de alimentos não perecíveis.

A campanha conta com a participação apenas dos inscritos da comunidade.  Pedimos a todos os participantes que levem 01 Kg para ajudar a uma instituição inscrita no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social.