UM ESPORTE DE EQUIPE
As equipes são formadas entre dois a sete integrantes e cada componente deverá desempenhar uma função das relacionadas abaixo:
Navegador: A pessoa que interpreta a planilha e conduz a equipe pelas referências usando uma bússola.
Contador de passos: é o responsável pela estimativa de distâncias. As distâncias são fornecidas em metros, normalmente entre uma referência e outra. O Contador pode determiná-la contando os passos.
Calculista: É a pessoa responsável por calcular os tempos que estão na planilha. Ele também sinaliza para a equipe se está atrasada ou adiantada.
A fórmula utilizada para os cálculos é:
Velocidade média = Distância / Tempo.
A planilha fornece a velocidade média e a distância entre as referências.
Com esses dados calcula-se o tempo para se chegar em cada referência.
Durante a trilha, certamente surgirão dificuldades e situações de conflito, que servirão de aprendizado, O importante é não perder o espírito esportivo, sem desentendimentos entre os integrantes da equipe.
A atividade do enduro a pé ajuda as pessoas a se relacionarem em vários sentidos, entre eles:
Aumenta o controle emocional, cria senso de liderança, capacidade para enfrentar novos desafios, criatividade para criar estratégicas, além de promover uma qualidade de vida através do contato com a natureza.
Essas qualidades que o trekking proporciona estão atraindo diversas pessoas em busca de novos horizontes, onde é possível uma perfeita harmonia com o ambiente natural e a troca de conhecimentos entre pessoas, o que acaba por gerar novas e boas amizades.