O Enduro a pé ou Trekking de Regularidade surgiu em 1992 na cidade de São Paulo, através de amantes da natureza, que resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica (Trekking). É um esporte que une diversão e competição e pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.
       O Circuito de enduro consiste em realizar um percurso predeterminado, superando obstáculos naturais em estradas, trilhas, riachos, montanhas… com o tempo mais próximo possível do ideal estabelecido. Não é uma caminhada de velocidade e sim de orientação e regularidade, onde são fornecidas velocidades médias e distâncias entre referências que constam na planilha, possibilitando  calcular o tempo exato de passagem em cada ponto.
      O trekking de regularidade tem se tornado uma excelente forma de diversão e interação com as pessoas, possibilitando o surgimento de novas amizades e o fortalecimento das antigas.

UM ESPORTE DE EQUIPE

      As equipes são formadas entre dois a sete integrantes e cada componente deverá desempenhar uma função das relacionadas abaixo:
Navegador: A pessoa que interpreta a planilha e conduz a equipe pelas referências usando uma bússola.
Contador de passos: é o responsável pela estimativa de distâncias. As distâncias são fornecidas em metros, normalmente entre uma referência e outra. O Contador pode determiná-la contando os passos. 
Calculista: É a pessoa responsável por calcular os tempos que estão na planilha. Ele também sinaliza para  a equipe se está atrasada ou adiantada.
A fórmula utilizada para os cálculos é:
Velocidade média = Distância / Tempo.
       A planilha fornece a velocidade média e a distância entre as referências.
        Com esses dados calcula-se o tempo para se chegar em cada referência.
        Durante a trilha, certamente surgirão dificuldades e situações de conflito, que servirão de aprendizado, O importante é não perder o espírito esportivo, sem  desentendimentos entre os integrantes da equipe.
   A atividade do enduro a pé ajuda as pessoas a se relacionarem em vários sentidos, entre eles:
       Aumenta o controle emocional, cria senso de liderança, capacidade para enfrentar novos desafios, criatividade para criar estratégicas, além de promover uma qualidade de vida através do contato com a natureza.
       Essas qualidades que o trekking proporciona estão atraindo diversas pessoas em busca de novos horizontes, onde é possível uma perfeita harmonia com o ambiente natural e a troca de conhecimentos entre pessoas, o que acaba por gerar novas e boas amizades.
O QUE LEVAR PARA A TRILHA:
        Os equipamentos necessários para o Trekking são mais baratos que o de outros esportes de aventura, mas, mesmo assim precisam ser escolhidos com todo o cuidado.
É importante ter os seguintes equipamentos para fazer a trilha:
  • Bússola
  • Contador numérico
  • Calculadora simples
  • Caneta
  • Relógio digital ou cronômetro
        As camisas devem ser leves e confortáveis. São indicadas camisas que permitam que o suor seja liberado rapidamente. Calças são grandes aliadas para evitar aranhões. Existem muitos modelos resistentes e leves. Algumas com proteção solar e com a opção de tirar a parte de baixo da perna para virar bermuda.
      Por se tratar de uma caminhada, os calçados são de fundamental importância. As botas são as mais indicadas por oferecem segurança ao tornozelo nos diversos terrenos.
     Os bonés ou chapéus também são de grande utilidade, pois protegem do sol e da chuva, facilitando a leitura das planilhas durante o percurso.
   Para finalizar: HIDRATAÇÃO!!  Tome muita água e leve lanches leves, de acordo com o tamanho do percurso.